Leandra Leal recebe Calunga Dourada no Cine PE e fala sobre primeira viagem sem o filho caçula

Por:

Categoria

Compartilhar

Neste sábado (14), a atriz Leandra Leal foi homenageada com a Calunga Dourada, a honraria máxima do Festival de Cinema de Pernambuco, durante o Cine PE, no Recife. A atriz, que construiu uma sólida carreira no cinema, televisão e teatro, foi reconhecida por sua contribuição ao audiovisual brasileiro. Um dia antes, na sexta-feira (13), o ator Julio Andrade também foi contemplado com o prêmio, ao lado da esposa, Elen Clarice.

Leandra participou da cerimônia acompanhada do amigo de longa data Aslan Cabral — artista plástico e ex-BBB —, que estava com o marido, o médico Arthur Aguiar, e o filho do casal, Guilherme, de 3 anos. Apesar da homenagem, a passagem da atriz pelo Recife será breve. Ela viajou sozinha, sem o marido, o diretor Guilherme Burgos, e sem os filhos, Julia, de 10 anos, e Damião, de 10 meses, seu caçula com o diretor baiano. Este é o primeiro compromisso profissional de Leandra longe do bebê desde o nascimento dele.

Em conversa com a imprensa no festival, a atriz comentou sobre a decisão: “É importante. Vai fazer quase 11 meses. Ele está com o pai, com as avós, com a irmã. Você fica assim: ‘Ai, meu Deus! Como vai ser?’. Mas é importante”, refletiu com sinceridade.

Leandra Leal começou sua carreira ainda criança e, aos 13 anos, já conquistava prêmios importantes por sua atuação em A Ostra e o Vento (1997), incluindo Melhor Atriz no Prêmio APCA e no Festival de Biarritz, na França. Em 2008, venceu no Festival de Gramado e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo papel no longa Nome Próprio. Já em 2014, consolidou-se como uma das maiores atrizes de sua geração ao protagonizar O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra, trabalho que lhe rendeu prêmios no Festival do Rio e no Fenix Iberoamerican Film Awards.

Ao longo da carreira, foram mais de 25 filmes e cerca de 30 novelas e séries. Fora das câmeras, Leandra também se destacou na direção, com o aclamado documentário Divinas Divas (Netflix), e, mais recentemente, com a série de ficção A Vida Pela Frente (Globoplay), lançada em 2023. Ao lado da mãe, a também atriz Ângela Leal, ela ainda comanda o tradicional Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro.

Após ser homenageada, Leandra acompanhou a exibição de seu novo filme, Os Enforcados, dirigido por Fernando Coimbra, e estrelado ao lado de Irandhir Santos. Na trama, ela interpreta Regina, esposa de Valerio (Irandhir), um casal que tenta escapar do envolvimento com o crime organizado herdado do pai de Valerio, o maior mafioso da cidade. A busca por uma nova vida acaba os levando ainda mais para dentro desse universo sombrio.

Leandra também comentou recentemente sua saída da TV Globo, após 30 anos de casa: “Conto com vocês, meus amigos de sempre e os novos amigos que virão. Seguimos. É isso, gratidão à Globo, às pessoas que fazem a Globo, e principalmente ao público”, escreveu nas redes sociais.

 

Por:

Compartilhar