“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, estreia no Brasil com exibições especiais no Recife em setembro

Por:

Categoria

Compartilhar

O aguardado longa O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, já tem data marcada para suas primeiras sessões no Brasil. O premiado filme será exibido pela primeira vez no país em 10 de setembro, em duas salas históricas e recentemente restauradas no Centro do Recife: o Cinema São Luiz (fundado em 1952) e o Teatro do Parque (de 1919). Ambos os espaços, símbolos da resistência dos cinemas de rua, fazem parte das locações do próprio filme.

A pré-venda de ingressos para as sessões nos dois espaços começa na segunda-feira, 4 de agosto, e promete alta demanda, especialmente após o prestígio conquistado no circuito internacional. O Agente Secreto foi laureado no Festival de Cannes com os prêmios de Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Diretor (Kleber Mendonça Filho), além de receber o Prêmio FIPRESCI (da Federação Internacional de Críticos de Cinema) e o Art et Essai, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema de Arte).

As sessões de estreia contarão com a presença do diretor, da produtora Emilie Lesclaux, da distribuidora Silvia Cruz e de grande parte do elenco, incluindo Maria Fernanda Cândido, Tânia Maria, Robério Diógenes, Carlos Francisco, Isabel Zuaa, Laura Lufési e Wagner Moura.

Nas redes sociais, Kleber Mendonça Filho celebrou o anúncio com entusiasmo:

“As primeiras sessões de O Agente Secreto no Brasil irão acontecer em duas salas espetaculares do Recife: o São Luiz (1952) e o Parque (1919), há pouco restauradas. São cinemas assim que constroem o caráter de um filme. 10 de setembro no São Luiz e no Parque, simultaneamente. Duas salas públicas, restauradas, espetaculares, no Centro do Recife.”

Defensor ferrenho dos cinemas de rua, Kleber voltou a destacar o papel cultural e histórico desses espaços, tema abordado por ele no documentário Retratos Fantasmas, no qual discute o declínio dos grandes cinemas da capital pernambucana frente às mudanças urbanas e tecnológicas.

O Agente Secreto é ambientado no Recife de 1977 e gira em torno de Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à cidade natal após anos fora. De volta, ele se depara com uma atmosfera tensa e repleta de segredos. Enquanto tenta deixar o país com seu filho pequeno, após a morte da mãe do menino, Marcelo se vê cercado por desconfianças e mistérios que vão além do que ele poderia imaginar.

O elenco também conta com Gabriel Leone e outros nomes de peso do cinema nacional e internacional. Com distribuição já garantida nos Estados Unidos pela Neon, o filme promete ser um dos principais lançamentos brasileiros do ano e reacende a importância dos cinemas históricos como palcos de estreias grandiosas.

Por:

Compartilhar