A situação delicada da atriz Maria Gladys, de 85 anos, ganhou um novo desdobramento nesta sexta-feira (11). Após ser vista perambulando pelas ruas de Jacutinga, em Minas Gerais, em situação de vulnerabilidade e pedindo dinheiro, o filho da veterana, Gleyson Gladys, confirmou que conseguiu um carro para levá-la de volta ao Rio de Janeiro. O transporte será fornecido pela assistência social da cidade mineira e deve acontecer neste sábado (12), com destino a Volta Redonda.
O caso comoveu o público nesta semana e repercutiu amplamente nas redes sociais e na mídia, levando fãs a organizarem uma vaquinha online para ajudar a atriz, ícone do cinema marginal brasileiro e presença marcante em novelas de sucesso como Vale Tudo (1988), Hilda Furacão (1998) e Senhora do Destino (2004).
Em entrevista ao colunista Pablo Oliveira, da Super Rádio Tupi, Gleyson falou abertamente sobre os conflitos familiares e a situação financeira precária que envolve a mãe. O filho, inicialmente criticado por supostamente ter se recusado a ajudar a veterana, afirmou que mudou de postura diante da repercussão do caso e da comoção pública.
“Se ela não for no carro, eu larguei de mão. Realmente larguei”, declarou ele, visivelmente abalado.
Segundo Gleyson, o plano é que Maria Gladys vá de carro até Volta Redonda e, de lá, siga de ônibus até o Rio de Janeiro. No entanto, ele revelou que a mãe não quer ir para o Retiro dos Artistas, instituição que acolhe profissionais do meio artístico em situação de vulnerabilidade.
“O pessoal fez uma vaquinha e aí vai o carro da assistência social, ela pega ônibus e vai para o Rio. Se ela quiser ir lá para o Retiro [dos Artistas], ela vai. Mas ela não quer ir”, contou.
O filho ainda abriu o jogo sobre o histórico conturbado com a família. Criado pelos avós, ele afirma que morou com a mãe por cerca de dez anos, até que ela foi morar com uma das filhas no Rio. De acordo com Gleyson, essa filha posteriormente se mudou para os Estados Unidos, deixando a atriz desamparada. “Venderam o apartamento, gastaram tudo. Depois mandaram minha mãe para cá [Minas Gerais]. Agora ela está aqui, perdida, sem dinheiro”, disse.
A polêmica também envolve acusações mais sérias: segundo Gleyson, Maria Gladys afirmou ter sido roubada pela filha Maria Thereza, que teria usado o dinheiro da mãe para comprar uma casa no Vidigal, bairro da zona sul carioca.
“Ela falou que foi roubada pela minha irmã, que usou o dinheiro para comprar uma casa no Vidigal. Mas não quero me meter”, afirmou ele, demonstrando mágoa, mas preferindo não se aprofundar no assunto.
Maria Gladys tem uma trajetória marcante no cinema nacional, principalmente por suas atuações nas obras do cineasta Júlio Bressane, e é considerada uma musa do cinema marginal. Ela também é avó da atriz internacional Mia Goth, conhecida por papéis em filmes de terror como X e Pearl, que conquistaram público e crítica.