Aos 75 anos, Antônio Fagundes provou que nunca é tarde para transformar a relação com o corpo e adotar hábitos saudáveis. O ator, que há dois anos mantém uma rotina de treinos quatro vezes por semana, compartilhou como o exercício físico impactou sua saúde, especialmente no tratamento de dores lombares que quase o impediram de trabalhar.
“Melhorou bastante. Ainda tenho umas crises de vez em quando, mas, na aula, conseguimos corrigir. Sempre saio da aula melhor do que entrei”, revelou Fagundes, que treina sob orientação da personal trainer Cau Saad.
Antes, a relação de Fagundes com a atividade física era intermitente. “Treinava por um tempo, depois parava. Agora, o desempenho é muito melhor. Alcanço os objetivos mais rapidamente do que quando fazia exercícios de forma aleatória”, comparou.
Fagundes encontrou na flexibilidade de horários da academia um aliado para manter a constância. “Antes, eu não conseguia me adaptar aos horários fixos, e isso sempre me fazia parar. Agora, a adaptação foi mútua, e funciona muito bem.”
Os esforços têm dado frutos: melhora na dor, aumento de massa magra, maior carga nos exercícios e definição muscular visível. Saad também destaca os ganhos cognitivos e motores do ator.
Para Fagundes, a atividade física representa muito mais do que estética ou desempenho: é qualidade de vida, longevidade e uma forma de seguir brilhando nos palcos e fora deles.