A jornalista brasileira Nathalia Urban, de 36 anos, faleceu nesta quarta-feira (25), após sofrer um acidente em Edimburgo, na Escócia. A informação foi confirmada pelo veículo de comunicação Brasil 247, onde Nathalia atuava como correspondente internacional.
“Infelizmente, nossa colega Nathalia não resistiu e os aparelhos serão desligados. Num último gesto de humanidade, os órgãos serão doados. Nathalia lutou pela liberdade de todos os povos. Estamos em luto e consternados. Oremos para que ela tenha uma boa passagem. Nathalia Urban sempre presente!”, afirmou o Brasil 247 em um comunicado emocionado.
O veículo já havia feito um pedido de orações para a jornalista, que estava internada após o acidente, cujas circunstâncias ainda não foram esclarecidas pelas autoridades locais. “O consulado brasileiro em Edimburgo está atuando no caso e em contato com seus familiares”, informou o Brasil 247.
Nathalia era reconhecida por seu comprometimento com as causas sociais e pela sua luta em prol da liberdade e justiça para os povos latino-americanos. Criadora do programa *Veias Abertas* na TV 247, a jornalista discutia as lutas dos povos da América Latina, sempre com uma visão crítica e solidária sobre as questões políticas e sociais da região. Além disso, ela era presença regular no programa *Bom Dia 247*, ao lado do jornalista Brian Mier, e também ancorava o programa *Globalistas*, onde oferecia análises sobre acontecimentos internacionais.
Em 2021, Nathalia participou da série *Grandes Jornalistas*, na qual compartilhou sua trajetória profissional e seu compromisso com o jornalismo como uma ferramenta de transformação social.
A notícia de sua morte deixou a comunidade jornalística e seus admiradores em luto. Nathalia Urban deixa um legado de humanidade, compromisso com a verdade e uma visão crítica sobre o mundo, servindo de inspiração para todos aqueles que acreditam no poder do jornalismo para construir uma sociedade mais justa e igualitária.