Ana Paula Siebert, de 36 anos, compartilhou com seus seguidores nas redes sociais um episódio preocupante envolvendo o Dispositivo Intrauterino (DIU), método contraceptivo de longa duração. A influenciadora digital e empresária, casada com Roberto Justus, de 69 anos, revelou que precisou passar por uma cirurgia após o DIU perfurar seu útero, uma complicação rara.
Através de seus Stories no Instagram, Ana Paula explicou o ocorrido e a decisão que ainda precisa tomar sobre a recolocação do dispositivo. “Medo desbloqueado, né? Não sei, tive o Mirena desde muito nova, a vida inteira, nunca tive problema. Não sei, não decidi se vou colocar ainda de novo”, disse ela ao responder a dúvida de um seguidor sobre o uso futuro do DIU.
A empresária surpreendeu seus seguidores ao contar que passou por uma laparoscopia abdominal. Ana Paula explicou que seu corpo estava tentando expelir o DIU, que é inserido diretamente no útero como método contraceptivo. Durante essa tentativa involuntária, o dispositivo acabou perfurando o útero e precisou ser retirado cirurgicamente. “Já estou em casa, estou recebendo um monte de mensagem de gente preocupada”, relatou ela. “Vou explicar para vocês rapidinho o que eu fiz: uso Mirena, um contraceptivo, desde sempre. Tirei para engravidar, e já coloquei de novo.”
Ana Paula destacou a importância dos exames de rotina para monitorar o DIU e verificar se ele está na posição correta. “É muito seguro, mas comigo aconteceu uma coisa muito, muito rara: o meu corpo tentou expulsar ele. Não tive muita dor — sou uma pessoa muito resistente para a dor”, contou. A complicação foi descoberta durante um exame de rotina, quando a médica questionou se Ana Paula havia retirado o dispositivo. “Eu falei que não tinha tirado e que, daqui um ano, já estava na hora de trocar de novo, já que dura 5 anos”, lembrou ela. A surpresa veio com a notícia de que o DIU não estava mais no local correto.
Após um raio-x, foi constatado que o dispositivo havia perfurado o útero e se deslocado para o abdômen. “Isso é uma coisa que eu nunca imaginei que pudesse acontecer, e pode ser muito perigoso se você não pega logo, se entra no intestino… O meu estava muito próximo”, alertou Ana Paula, enfatizando os riscos que podem surgir caso o problema não seja detectado a tempo.