A jornalista Christiane Pelajo, de 53 anos, surpreendeu seus seguidores ao compartilhar uma curiosidade sobre sua família que envolve um dos doces mais queridos do Brasil: o brigadeiro. Pelajo revelou em seu Instagram que a deliciosa guloseima foi inventada por sua bisavó, a cozinheira Heloísa Nabuco de Oliveira, uma talentosa doceira de sua época.
Em um vídeo postado na última terça-feira (10), Dia do Brigadeiro, Pelajo contou a história por trás da criação do famoso doce, destacando o legado da bisavó. “O meu coração transborda doçura e história familiar! Minha bisavó, a incrível mulher que criou esse doce, deixou um legado que nos conecta a cada mordida… Aproveite e faça aquele brigadeiro caprichado!”, escreveu a jornalista na legenda.
Heloísa Nabuco de Oliveira criou o brigadeiro em 1945, durante um evento em que estaria presente o brigadeiro Eduardo Gomes, que concorria à Presidência da República na época. Especialista em confeitaria para casamentos e eventos, Heloísa decidiu homenagear o político batizando o novo doce com o seu título militar. “A minha bisavó sempre foi chamada de vovozinha pela família. Ela inventou o doce para um casamento onde estaria presente o brigadeiro Eduardo Gomes. A receita original era um pouco diferente da atual, mas bastante semelhante. Tenho muito orgulho de dizer que a inventora do brigadeiro era a minha bisavó”, contou Pelajo, emocionada.