O filme “Ainda Estou Aqui”, representante brasileiro no Festival de Cinema de Veneza, foi recebido com aplausos de pé por 10 minutos durante sua primeira exibição mundial, no domingo (1). A calorosa recepção emocionou profundamente o elenco e a equipe do filme, incluindo Fernanda Torres, Selton Mello e o diretor Walter Salles, que foram às lágrimas diante do reconhecimento internacional da produção. O longa concorre ao Leão de Ouro, o prêmio mais importante do festival.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” narra a trajetória de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres), que enfrentou décadas de luta para esclarecer a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello). Deputado cassado e exilado durante a ditadura militar no Brasil, Rubens foi preso, torturado e morto em 1971 após ser levado por militares da Aeronáutica de sua casa no Leblon, Rio de Janeiro. Eunice e sua filha, na época com 15 anos, também chegaram a ser encarceradas. A verdade sobre o caso só veio à tona anos depois, por meio dos depoimentos de ex-militares à Comissão Nacional da Verdade.
A interpretação de Fernanda Torres foi amplamente elogiada pela imprensa internacional, que destacou a força de sua atuação e sugeriu uma possível indicação ao Oscar, o que poderia repetir o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada pela icônica atuação em “Central do Brasil” em 1999. Fernanda Montenegro também participa do longa, marcando um reencontro artístico e familiar que emocionou o público e a crítica.
Walter Salles, diretor conhecido por “Central do Brasil” e “Diários de Motocicleta”, retorna à direção com “Ainda Estou Aqui” após 12 anos afastado do cinema. Salles, que conviveu pessoalmente com a família de Rubens Paiva, trouxe sua sensibilidade e olhar apurado para retratar uma história de dor, resistência e busca por justiça que ecoa na memória política do Brasil.
Com previsão de estreia para janeiro de 2025, o filme também será exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) ainda este mês, onde deverá continuar sua jornada de sucesso.