A suspensão do árbitro de surfe Ben Lowe, após críticas contundentes de Pedro Scooby, gerou grande repercussão na internet nesta quinta-feira (1). O juiz australiano apareceu ao lado do atleta Ethan Wing — possível adversário de Gabriel Medina na semifinal da modalidade — e foi afastado pela ISA (Associação Internacional de Surfe), ficando fora das Olimpíadas de Paris 2024.
A saída do árbitro foi comemorada nas redes sociais, com muitos atribuindo o acontecimento à reclamação pública de Pedro Scooby após a divulgação da foto. Até Luana Piovani, ex-mulher de Scooby e mãe de dois dos seus filhos, deixou de lado seus desentendimentos judiciais com o ex-BBB e apoiou as críticas de Scooby nas redes.
Internautas compararam o tom e a forma de se expressar de Scooby com as críticas de Luana Piovani em questões políticas e ambientais, como no caso da PEC das Praias. “Não é à toa que ele foi casado com Luana Piovani, os dois não têm medo de falar”, brincou um usuário no X, antigo Twitter. “O que ele aprendeu com a ícone Luana Piovani foi incrível”, escreveu outro. “Ele tinha um filtro, uma lábia e um sonho. Luana Piovani está fazendo escola”, comentou um terceiro.
“Galera, vamos lá. Em Tóquio, teve um juiz que deu notas mais altas para os adversários de Medina e notas mais baixas para ele nas baterias. Fizemos uma reclamação formal ao Comitê Olímpico e eles não fizeram nada. E esse cara está aqui de novo”, declarou Scooby.
Os surfistas competem por medalhas em Teahupo’o, na Polinésia Francesa. “E hoje, recebo no WhatsApp uma foto dele abraçado com o Ethan, que é um cara que, se passar e o Medina também passar, eles podem se enfrentar na semifinal. E eu fiquei pensando, vou fazer uma comparação para o Brasil. Imagina um jogo Fla-Flu e um dia antes do jogo, o juiz vai encontrar o Gabigol”, disse Scooby.
Tanto o surfista quanto o árbitro são australianos. Ele se revolta: “Na reclamação foram mostradas as estatísticas das baterias, tudo direitinho, como ele prejudicou o Gabriel [Medina], entendeu? Valeu, vamos ficar de olho”.