Pedro Bial, de 66 anos, anunciou um novo projeto nesta quinta-feira (21): o “Leitura com Bial”, um clube de leitura gratuito e online no Instagram. A primeira obra a ser discutida será “Dom Casmurro” de Machado de Assis, com a análise marcada para o dia 30 de junho, às 20h. “Vai ser uma onda”, afirmou Bial no vídeo de lançamento.
“Nessa primeira edição, vamos falar da maior obra literária brasileira – ‘Dom Casmurro’. Afinal, Capitu traiu ou não traiu? O filho é do Bentinho ou do Escobar? Vamos debater esses e outros mistérios que intrigam gerações. Tenho certeza que você irá se apaixonar ainda mais por essa história”, diz a legenda. O clássico está em alta tanto no Brasil quanto no exterior. A norte-americana Courtney Henning Novak, conhecida no TikTok por suas resenhas de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, voltou a ganhar destaque ao ler seu segundo livro de Machado de Assis.
Em seu projeto “Read around the world” (“Leia ao redor do mundo”), no qual se propôs a ler um livro de cada país, ela incluiu um bônus na categoria brasileira: “Dom Casmurro”. Courtney ficou intrigada com a suposta traição de Capitu.
“Estou obcecada. Amo tanto Machado! E ‘Dom Casmurro’ pode ser meu novo livro favorito”, disse ela, comparando o autor a Shakespeare e opinando sobre o mistério da trama: “Estou no time Capitu. Capitu não traiu. O narrador não é confiável. Ele foi destruído pelo próprio ciúme”.