No sábado (4), Madonna fez história ao realizar um show na praia de Copacabana, atingindo o marco de maior público de sua carreira e se tornando a artista solo feminina com o maior público em um único show na história. O evento, que marcou o encerramento da “The Celebration Tour” em comemoração aos seus 40 anos de carreira, reuniu 1,6 milhão de pessoas, segundo dados da Riotur, e fica em quinto lugar na lista de maiores públicos já registrados em shows gratuitos.
Embora o recorde de maior show não seja de Madonna, ele é sim da praia de Copacabana, que recebeu mais de 4,2 milhões de pessoas no show do astro do rock Rod Stewart no Réveillon de 1994 para 1995, segundo o Guiness Book. No entanto, é importante observar que esse número inclui também as pessoas que estavam na praia para assistir aos fogos de artifício durante a virada do ano no Rio.
Jean-Michel Jarre, artista francês pioneiro na música eletrônica, conquistou o segundo lugar após reunir mais de 3,5 milhões de pessoas em um show aberto em Moscow, na Rússia, em 1997. O terceiro lugar pertence ao brasileiro Jorge Ben Jor, que se apresentou na virada do ano de 1993 para 1994, também na praia de Copacabana, reunindo cerca de 3 milhões de pessoas.
Jean-Michel Jarre aparece novamente no quarto lugar da lista, em um show aberto ao público em Paris, na França, em 1990, que reuniu cerca de 2,5 milhões de pessoas. Madonna divide a quinta posição com o festival Monsters of Rock, que também reuniu cerca de 1,6 milhão de pessoas em Moscow, na Rússia, em 1991, com a participação de bandas como AC/DC, Pantera, Metallica, The Black Crowes e E.S.T.