‘Lei Preta Gil’. Cantora vira nome de lei no Rio de Janeiro, entenda

Por:

Categoria

Compartilhar

Preta Gil, além de cantora, empresária, influenciadora e apresentadora, agora também dá nome a uma lei na cidade do Rio de Janeiro. O projeto 2371/2023, aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Eduardo Paes nesta quarta-feira (4), trata sobre o câncer que ela enfrentou.

Proposta pela vereadora Verônica Costa, pela vereadora Luciana Novaes e pelos vereadores Marcos Paulo e Niquinho, a lei fala sobre campanhas permanentes de conscientização e prevenção ao adenocarcinoma, o tipo de câncer que acometeu a artista de 49 anos em 2023. “A campanha permanente de prevenção ao adenocarcinoma tem a finalidade de promover e conscientizar a população acerca da doença, as formas de prevenção e os tratamentos, além de estimular ações educativas mediante à difusão dos conhecimentos científicos relacionados ao adenocarcinoma na perspectiva da prevenção, do diagnóstico precoce e dos meios de tratamento”, diz o segundo artigo da Lei.

O adenocarcinoma pode afetar áreas do corpo como próstata, pulmão, sistema gástrico, intestino, pâncreas e mama. Segundo o documento, cerca de 40 mil pessoas são diagnosticadas com a doença anualmente.

Entre os principais sinais de alerta, conforme o site Tua Saúde, estão mudanças na aparência das fezes, presença de sangue nelas, alterações no hábito intestinal, cólicas persistentes e fraqueza. Pessoas com histórico familiar têm maior risco de desenvolver o câncer.

Por:

Compartilhar