Nesta segunda-feira (05) o Palácio de Buckingham divulgou que o Rei Charles III foi diagnosticado com câncer após uma série de exames e uma biópsia na próstata no início de janeiro. Segundo o comunicado, o monarca se afastará temporariamente de suas obrigações públicas para seguir um calendário de tratamentos regulares.
Durante um procedimento hospitalar recente para tratar um aumento benigno da próstata, foi identificado um problema adicional de saúde, revela o comunicado. Exames posteriores confirmaram a presença de um câncer. Sua Majestade iniciou imediatamente um protocolo de tratamento, sendo aconselhado pelos médicos a suspender temporariamente suas atividades públicas. No entanto, continuará a desempenhar suas funções de Estado e a tratar dos assuntos oficiais como de costume.
O Rei expressou sua gratidão à equipe médica pelo cuidado rápido e eficaz, viabilizado graças ao procedimento anterior. Mantendo uma atitude positiva em relação ao tratamento, ele espera voltar ao serviço público o mais breve possível. Sua decisão de compartilhar o diagnóstico tem como objetivo evitar especulações e oferecer apoio àqueles afetados pelo câncer em todo o mundo.
Charles III já havia passado por uma cirurgia na próstata recentemente. Embora a condição inicial tenha sido considerada benigna, foi necessária uma intervenção adicional devido ao crescimento da glândula. O Rei escolheu divulgar seu diagnóstico para encorajar outros homens a realizarem exames preventivos.