A Justiça determinou o cancelamento de um show do cantor Gusttavo Lima em Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, após uma ação civil pública movida pelo Ministério Público estadual. O evento estava agendado para o dia 9 de fevereiro em comemoração à padroeira do município. A ação foi protocolada pelos promotores de Justiça Thays Rabelo, Patrícia Camilo Silva e Raimundo Moinhos.
O juiz Vanderley Andrade de Lacerda afirmou na decisão que o cachê de Gusttavo Lima, estipulado em R$ 1,3 milhões, representaria um gasto superior ao orçamento de toda a Secretaria Municipal de Cultura. O contrato foi assinado em 31 de outubro de 2023, dias após um estado de emergência ser decretado na região devido à estiagem, que causou prejuízos na pecuária e agricultura.
O magistrado destacou que o alto custo do show é desastroso diante da situação de calamidade pública declarada no município, que recebe verbas para investimento na cultura em quase quatro vezes menos do que o valor pago à banda.
A assessoria do cantor afirmou que seguirá a determinação judicial, ressaltando que o contrato seguiu os mandamentos legais e preza pela legalidade das contratações.