Banda Ara Ketu desiste de carnaval de Salvador após proposta de cachê baixa

Por:

Categoria

Compartilhar

Nesta terça-feira (30), a banda Ara Ketu anunciou oficialmente sua desistência de participar do Carnaval de Salvador, no qual estava programada para desfilar no Circuito Dodô (Barra-Ondina) em 8 de fevereiro. Em um comunicado compartilhado no Instagram, os membros expressaram insatisfação com o cachê oferecido pela prefeitura da capital baiana, ressaltando a importância da valorização da cultura negra.

“Estamos desistindo de desfilar no Carnaval de Salvador em 2024! No dia 27 de janeiro, fomos surpreendidos, mais uma vez, pela Prefeitura de Salvador com um tratamento que desvaloriza a nossa apresentação no Carnaval. 31 anos depois, a história se repete”, disse o grupo em um comunicado nas redes sociais. A decisão foi impulsionada por uma “classificação estranha” no programa Ouro Negro do governo estadual, que fornece recursos para blocos e grupos musicais no Carnaval local. O comunicado destaca a proposta de pagamento com o mesmo valor de 2017, indicando um congelamento nos serviços prestados pela banda ao longo de sete anos.

“Tentamos argumentar, mas mediante a resposta negativa e até humilhante da prefeitura, resolvemos sair do Carnaval de Salvador. Percebemos que não temos valor aqui, que não nos querem aqui, talvez pelo fato de pertencer a uma comunidade preta e pobre, local que em nada é romantizado pela classe branca e mandatária de nosso Estado/Cidade”, diz o comunicado. Eles também criticaram o tratamento recebido durante os últimos anos do Carnaval, destacando a marginalização de sua comunidade e a falta de reconhecimento de suas contribuições.

Em resposta, a Prefeitura de Salvador afirmou que a empresa Saltur (Salvador Turismo) é responsável pelas contratações de artistas. Segundo a Saltur, a participação do Ara Ketu foi garantida para a quinta-feira (8) no Circuito Dodô, e a banda assinou contrato. No entanto, o representante do Ara Ketu negou essa informação, declarando que não existe contrato assinado.

Por:

Compartilhar